sexta-feira, 15 de abril de 2011

CONVERSANDO COM MUITA CLASSE!!


Olá moças maravilhosas do Lady Chic Blog, que neste dia lindo as bênçãos do Universo possam chegar bombando na vida de todas.

Hoje eu trouxe da equipe do site B Bel Um estilo de Vida, já bastante conhecido nosso, dicas para quem precisa como conversar com classe.

Para iniciar o nosso papo é preciso entender por que precisamos conversar.

O texto explica que a necessidade de se comunicar com seus semelhantes faz do homem um ser social. A comunicação serve para que uma pessoa ensine, transmita, compartilhe pensamentos, aflições e alegrias, e também aprenda.

Conversar implica falar com clareza e escutar com atenção. O bom ouvinte, além de não se desligar do ambiente, escuta com atenção quem fala, para poder responder de forma inteligente e construtiva.

O olhar é um componente importante da comunicação eficiente, pois transmite sentimentos, atenção e interesse. Quem ouve deve dirigir o olhar para a pessoa que fala e quem fala deve dirigir o olhar para todos que o ouvem.

Em uma roda de amigos ou reunião de trabalho, a etiqueta dita algumas regras para que as relações sociais sejam agradáveis.

O que não fazer ao conversar

Nunca devemos interromper quem está falando introduzindo um assunto novo. Podemos fazer comentários que estimulem o falante a expressar com clareza o assunto em pauta.

É desagradável parecer que quer dominar a conversa. Não monopolize a atenção em assuntos pessoais e tome cuidado para continuar um assunto que começou.

Evite abordar temas polêmicos como religião, futebol e política. Se essa conversa vier à tona e trouxer divergências, aproveite para conhecer outro ponto de vista. Saiba contestar com classe, sem alterar o tom de voz e reagir com agressividade.

Também é de extremo mau gosto corrigir erros de português. Sinceridade demais é o caminho mais rápido para se criar uma inimizade.

Etiqueta na conversa com amigos

Em uma festa não se feche em grupos

Não é elegante dizer gírias, palavrões, tocar em assuntos indiscretos e fazer fofocas, bem como falar demais, repetindo as mesmas histórias. Evite comentários pejorativos sobre o aspecto físico das pessoas, como "Nossa, você emagreceu demais" ou "Você está tão branco, está passando bem?".

Seja humilde, ninguém é obrigado a saber de tudo, portanto não opine sobre o que não entende. Você não precisa mostrar que sabe mais que os outros, a arrogância espanta as pessoas.

Excesso de curiosidade é deselegante. Não faça perguntas sobre assuntos particulares de seu interlocutor, como "Quanto você ganha?", "Quanto custou este seu brinco?", "Que idade você tem?", "Seu ex-marido já se casou outra vez?".

Numa festa, não se afaste do restante dos convidados e dos anfitriões para conversar com grupo pequeno de pessoas.

Conversar com etiqueta

Toque em assuntos agradáveis

Assuntos leves e descontraídos são sempre bem-vindos, principalmente quando pontuados por observações divertidas e interessantes.

Elogios sinceros e moderados são sempre bem-vindos e atraem simpatia para quem os faz. É educado relatar à pessoa elogios feitos por terceiros a ela. Se o elogiado seja você, agradeça discretamente.

Nas conversas formais, o tratamento deve ser "senhor" e "senhora". Nunca se refira a uma senhora chamando-a de "dona" ou "aquela mulher".

Quando citamos uma família, podemos dizer "Os Souza e Silva" ou "Senhor e Senhora José Afonso Souza e Silva", nunca "Os José Afonso Souza e Silva".

O marido deve se referir à esposa como "minha esposa", mas admite-se também o tratamento de "minha mulher". A mulher, por sua vez fala "meu marido".

Se você está interessado em se refinar, saiba como devem ser feitas as apresentações quando convidados chegam a uma festa.

Poupe seus ouvintes de assuntos trágicos como acidentes e sequestros. Em uma festa, as pessoas querem espairecer, e não ficar tensas com temas pesados.

O bom humor também deve ser dosado. Fazer gracinhas a todo o momento pode incomodar e constranger.

abraçando a todas com muito carinho

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário